Você vai viajar e não entende muito bem as diferenças entre os hotéis de 2, 3, 4 e 5 estrelas? Não sabe qual é o mais adequado para você? Veja nesse texto qual característica cada um deles deve ter e assim ficará mais fácil para tomar uma decisão.
Sabia que não existe uma norma internacional específica que diferencie os hotéis e suas estrelas? Contudo, no Brasil, o Ministério do Turismo, em parceria com o INMETRO, desenvolveram o Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem, o “SBClass”.
Essa classificação tem por objetivo aumentar a competitividade no segmento de hotéis e realmente traçar critérios mínimos para que o hotel possa se intitular como de “2, 3, 4 ou 5 estrelas”. Nada impede, porém, que ele ofereça mais do que os itens mínimos exigidos pela norma.
E claro, o preço vai variar. Quanto mais estrelas, mais cara será a hospedagem. Veja abaixo as diferenças que existem entre os hotéis de 2 a 5 estrelas.
LEIA MAIS – VOCÊ SABE O QUE É UM HOSTEL?
Diferenças entre os tipos de hotéis
Segundo a classificação brasileira, que você poderá usar como parâmetro no exterior, as diferenças entre o quanto de estrela recebe um hotel é bem marcada. Veja as diferenças abaixo.
Hotel 2 estrelas
Esse tipo de hotel deve ter serviço de recepção aberto por 12 horas, acessível, no entanto, durante 24 horas. Contar com um serviço de guarda de valores dos hóspedes e ter uma área útil de, ao menos 11m² (tirando o banheiro). As roupas de cama devem ser trocadas ao menos 2 vezes por semana.
Ter sala de estar com TV, aceitar pagamentos com cartões de crédito ou débito e ser sustentável, ou seja, tomar medidas mínimas para redução do consumo de água, gestão de resíduos sólidos (como esgotamento) e oferecer a possibilidade de que os clientes reclamem e façam sugestões.
VEJA TAMBÉM – COMO CONSEGUIR HOSPEDAGEM BARATA PARA SUA VIAGEM
Hotel 3 estrelas
O hotel de 3 estrelas, por sua vez, deve ter recepção funcionando por pelo menos 18 horas diárias, mas ser acessível 24 horas por dia. Contar com serviço de mensageiro por 16 horas e a área do dormitório ser de no mínimo 13m², com banheiro de pelo menos 3m².
A troca da roupa de cama deve ser feita em dias alternados, mas roupa de banho tem que ser trocadas todos os dias. Oferecer serviço de lavanderia, sala com TV, que devem constar em todas as unidades e, ainda, todas elas terem canais por assinatura.
Disponibilizar serviço à internet e rede sociais no interior das unidades, frigobar no dormitório e algum tipo de climatização no ambiente.
Deve ter restaurante e serviço de café da manhã, estacionamento, treinamento de empregados e promover a sustentabilidade ambiental.
Disponibilizar o pagamento com cartões de crédito ou débito e estar aberto à críticas, elogios e sugestões da clientela. Pode oferecer quartos para fumantes ou não-fumantes.
VEJA MAIS – SEGURO VIAGEM: ENTENDA A IMPORTÂNCIA DE FAZER O SEU
Hotel 4 estrelas
Os hotéis de 4 estrelas são realmente muito mais confortáveis. A recepção funciona 24 horas por dia, com mensageiro disponível por esse tempo todo, há cofres em cada um dos quartos e a área útil do dormitório é de pelo menos 15m² por unidade, com banheiro com pelo menos 3m².
Deve também contemplar berço para bebês e outras facilidades (como cadeiras altas para alimentação, mamadeiras etc.). O café da manhã é servido no dormitório, se requerido e a troca de roupas de cama e banho é feita diariamente.
Deve contar também com secador de cabelo à disposição ou mediante requerimento, e oferecer alimentação e bebidas nas unidades 24 horas por dia. Ainda, tem TV, canais por assinatura e internet em todos os quartos, mesa de trabalho com cadeira, iluminação adequada, tomadas e telefone nas unidades.
Outros pontos são o frigobar, a climatização dos dormitórios e restaurante, alimentação disponível no café, almoço e jantar, além de contar com um bar. O estacionamento deve ter manobrista e deve oferecer ao menos 3 serviços da lista abaixo para seus clientes
- salão de beleza
- babá
- venda de jornais e revistas
- farmácia
- loja de conveniência
Hotel 5 estrelas
Finalmente, os chiquérrimos hotéis 5 estrelas, que são extremamente equipados com produtos de alta qualidade. As diferenças entre este e o hotel de 4 estrelas é no tamanho dos dormitórios: aqui as unidades devem ter, ao menos 17m², exceto o banheiro, que deve ter 4m² ao menos e, ainda, ter banheira.
Deve contar com fornecimento de roupões e chinelos, academia equipada ou sala de ginástica, salão de eventos e serviço de guest relation ou concierge. A alimentação deve contemplar os vários perfis de viajantes que passam pelo hotel e, portanto, oferecer cardápios especiais, como o vegetariano, o vegano, entre outros.
Em hotéis 5 estrelas, ao menos 6 serviços acessórios devem ser oferecidos no interior do hotel, como hidromassagem, piscinas, saunas, bar, restaurantes temáticos, áreas específicas para crianças, casa de espetáculos, monitores de atividades, farmácia, salão de cabeleireiro e manicure, além de um super café da manhã.
Agora ficou mais fácil escolher
Sabendo de todas essas diferenças entre hotéis de 2 a 5 estrelas, fica mais fácil escolher em qual deles mais combina com você e qual cabe no seu orçamento. Lembrando que quanto mais comodidades o hotel oferece, mais cara será a diária.
E claro, as descrições acima não são absolutas e de país para país algumas alterações podem aparecer nos serviços e comodidades oferecidos. Mas essas diferenças nem sempre são tão perceptíveis.
Agora que você já sabe as características de cada hotel, é só programar a sua viagem, reservar seu e se divertir muito. Boa viagem e até a próxima!