Muitos viajantes ficam em dúvida quando vão definir seus roteiros, já que por conta das inúmeras possibilidades de visitas e passeios, a dificuldade aumenta e é praticamente impossível cobrir todas as alternativas de locais e atrações de determinado local.

Alguns turistas preferem ter cada visita bem definida, com datas e horários pré-programados, já outros, preferem ir sem determinar o roteiro e deixar para tomar as decisões sobre o que conhecer nos destinos que visita.

VEJA MAIS –COMO MONTAR O SEU ROTEIRO DE VIAGEM

Vantagens e desvantagens

Ambas as alternativas apresentam vantagens e desvantagens, e se o roteiro vai ser aberto, fechado ou ainda um mix entre os dois vai depender muito mais do estilo do viajante e da sua personalidade do que qualquer outro fator externo.

O fundamental é que aventureiro dedique um tempo à escolha dos roteiros, já que isso torna a administração do tempo mais fácil e efetiva.

Aquele que combina com seu estilo

Imagine que em sua viagem você percorrerá alguns países da América Latina durante duas ou três semanas ao todo, desde a saída até o retorno.

Tão importante quanto estar de posse do passaporte e dos demais documentos, é ter em mente como serão ocupados os dias e noites durante o período de viagem. E é ai que entra o roteiro de viagem.

LEIA TAMBÉM – DICAS PARA VOCÊ PLANEJAR O SEU MOCHILÃO

Roteiro fechado

A primeira opção é de um roteiro fechado, mais usual entre os viajantes mais conservadores e que gostam de ter um bom planejamento prévio e sem muitas surpresas.

Para organizar o roteiro de visitas em cada período do dia, é preciso recorrer a sites especializados, consultar amigos que já tenham visitado o local e procurar se abastecer de todas as informações e dicas possíveis, já que nesse caso, haverá muito pouco espaço para mudanças e improvisos.

A vantagem de um roteiro fechado é que traz mais segurança ao planejamento da viagem e a possibilidade de prever com mais precisão cada uma das necessidades e características dos passeios e visitas.

O roteiro fechado é muito útil quando as visitas dependerão de horários de funcionamento, como no caso de museus, exposições, espaços culturais e outros aparelhos turísticos com horários específicos. Como desvantagem, a pouca flexibilidade, que pode impedir passeio sazonais e que não sejam tão conhecidos.

Roteiro Aberto

Já o roteiro aberto, possibilita que o viajante se ambiente primeiro com o local visitado, e obtenha as informações sobre os locais e atrações turísticas diretamente com a população local e com guias especializados.

Sem uma grade fechada, também é possível se adaptar aos imprevistos, como mudanças repentinas no clima, condições de trânsito e outras peculiaridades locais.

roteiro

A principal vantagem de uma viagem de turismo com o roteiro aberto é a liberdade e autonomia, já que o viajante não estará preso à nenhum compromisso previamente estabelecido.

Esse tipo de roteiro é o preferido dos mochileiros e aventureiros mais ousados e pouco ortodoxos, que aproveitam todas as oportunidades no momento que elas aparecem, e que seguem o fluxo e a lógica locais, sem grandes compromissos e objetivos pré-traçados.

VEJA MAIS6 INCRÍVEIS ROTEIROS DE VIAGEM PARA VOCÊ

Roteiro misto entre o aberto e o fechado

Ainda é possível estabelecer um roteiro misto, ou seja, que contemple características tanto do roteiro fechado quanto do aberto. Para as pessoas que prezam por uma certa dose de organização, mas que não são extremamente metódicas, esse tipo de roteiro se apresenta como o ideal.

Isso porque irá juntar os pontos positivos dos dois tipos de roteiro anteriores, estabelecendo alguns pontos obrigatórios e imperdíveis, e ao mesmo tempo, deixando um certo espaço para descobrir novos locais e destinos.

Portanto, para definir o roteiro de viagem leve em conta, em primeiro lugar, o seu estilo, e a partir dele defina como será a organização dos seus passeios e compromissos.

O fundamental é que o viajante esteja confortável e seguro, e se para se sentir assim é preciso fazer um roteiro fechado e minuciosamente elaborado, essa é a sua melhor alternativa.

Da mesma forma, se o seu perfil se encaixa mais com conceitos de autonomia e liberdade, não hesite em deixar o roteiro em aberto e defina seus passeios apenas quando chegar ao seu destino.

Roteiro para viagem em grupo

Construir um roteiro de viagem para uma família que pretende viajar junto não é uma tarefa fácil. Uma primeira dica é fechar somente alguns passeios para todos fazerem juntos. O restante dos dias cada grupo menor decide os passeios que mais interessam.

Outra dica fundamental é avaliar tanto os perfis individuais, como o do grupo envolvido na viagem. Assim fica mais fácil fechar as atividades que todos participarão juntos. E por fim, é fundamental respeitar as decisões tomadas em conjunto.

Só assim a viagem será prazerosa e divertida, sem que se torne uma experiência sistemática demais e nem mesmo algo desorganizado e com desperdício de tempo e recursos.

Qual é o seu roteiro?

Independente de se o seu roteiro de viagem for aberto ou fechado, o mais importante é viajar. E saiba que existem vários roteiros imbatíveis e muito interessantes para você fazer pelo nosso continente.

Se gostou das nossas dicas sobre a diferença entre roteiro aberto e fechado, deixe sua curtida e compartilhe com seus amigos esse texto. Em breve traremos mais novidades. Até a próxima!