De todos os destinos que temos à nossa disposição na América Latina, um dos que mais desperta a curiosidade dos viajantes em geral é Havana, capital de Cuba. E foi justamente essa curiosidade, relacionada a peculiar história desse país, que levou o Soy América a embarcar numa viagem para Havana.
Cuba, nas décadas de 1950 e 1960, passou por um processo que alterou a realidade do hemisfério ocidental. A Revolução Cubana, liderada por Fidel Castro, Ernesto Che Guevara e Camilo Cienfuegos. Essa revolução instaurou um regime socialista na maior ilha caribenha, localizada a apenas 170 Km da Flórida.
Esse modelo político adotado por Cuba, fez com que a ilha e os Estados Unidos rompessem relações diplomáticas e comerciais até o ano de 2016. Porém, neste ano Raul Castro recebeu Barack Obama para conversarem sobre a possibilidade de colocarem fim a mais de meio século de distanciamento entre os países. As conversar evoluíram até Donald Trump se eleger e congelar as negociações.
LEIA TAMBÉM – O QUE VISITAR NO CENTRO DE HAVANA
Uma capital tranquila e segura
Havana possui cerca de 2,5 milhões de habitantes, e é considerada como uma das capitais mais tranquilas e seguras da América Latina. Fato que atrai ao país milhares de turistas de várias partes do mundo, e principalmente os da Europa.
Estando em Havana, você poderá caminhar tranquilamente por todos os seus bairros e assim ter um contato maior com os moradores locais que são muito atenciosos.
Outro ponto interessante, é verificar que Cuba, mesmo com o embargo econômico imposto à ilha pelos EUA, continua sendo referência para o mundo todo em investimentos para garantir qualidade na educação e saúde pública. Tanto que a taxa de mortalidade infantil em Cuba, algo em torno de 5 a cada mil nascidos, é menor ate do que a dos Estados Unidos.
O clima em Havana
Havana é normalmente uma cidade bem quente com uma variação média de 25ºC a 35ºC, sendo que entre os meses de dezembro a fevereiro o clima é mais agradável, justamente por ser nesses meses o inverno na ilha.
Mas não se iluda, inverno por lá não é sinônimo de frio, mas sim de menos calor. Portanto, leve roupas bem leves, tênis confortável e ande sempre com água e protetor solar na sua mochila, pois precisará.
Viaje de cabeça aberta
E aqui queremos fazer um lembrete, algo primordial para você aproveitar ao máximo sua viagem. Ao visitar Cuba, deixe de lado tudo o que ouviu falar sobre esse país e seu povo, e faça sua viagem com a cabeça aberta.
Você terá a possibilidade de descobrir ideias novas e debater sobre assuntos diversos com um povo cordial, que adora conversar com estrangeiros. Principalmente com os brasileiros, por quem os cubanos nutrem uma profunda admiração e um grande respeito.
Nostalgia ao chegar em Havana
Ao pisar pela primeira vez em Havana, uma sensação muito comum a todo viajante, é que em vez de entrar no avião, você entrou foi em uma máquina do tempo e voltou muitos anos atrás.
Os carros antigos e os muitos prédios com arquitetura colonial fazem da cidade um museu de história a céu aberto. Muitos viajantes que já estiveram na cidade, dizem que pisar em Havana é uma das experiências mais nostálgicas do mundo.
Antes de conhecer os principais pontos turísticos da cidade, uma atividade que recomendamos é andar pelo centro de Havana, observar as construções antigas, muitas delas desgastadas pelo tempo, outras restauradas e bem conservadas.
Ao caminhar calmamente, desfrute tanto desse cenário único, enquanto aproveita para conversar com os moradores da cidade. Eles não perdem a oportunidade de discutir sobre ideias políticas, pensamentos sobre o governo atual, a história da cidade, as memórias da revolução e afins.
Sempre será uma ótima conversa, principalmente pela receptividade dos cubanos, além de que você aprenderá bastante sobre a história e a cultura da cidade.
Programe-se para conhecer Havana
Quer visitar um destino surpreendente na América Latina? Como você pode perceber por meio dessa breve viagem “virtual”, Havana é maravilhosa.
História, cultura, arquitetura, gastronomia se misturam e fazem da cidade um local verdadeiramente único no continente e que merece ser conhecido.
Desde conhecer fábricas de rum ou de charutos, o centro histórico da cidade e os carros clássicos que o levarão de volta aos anos 1950, os visitantes se sentirão como se tivessem voltado ao tempo quando colocarem os pés em Havana!
E isso em meio à modernidade e desenvolvimento crescentes, tudo em harmonia, em algo que se pode considerar como sendo o “DNA” da cidade. Ah, e o povo é realmente o tesouro de Cuba, essa ilha tão animada, criativa, hospitaleira e acolhedora.
Acredite, você ainda não sabe o quão incrível são a cidade de Havana e o país como um todo! Que tal viajar para Havana nas suas próximas férias? Prepare-se para explorar esse fabuloso destino!
Mais 5 dicas para você
Se essa é sua primeira viagem para a capital cubana, leia o artigo 5 dicas para quem vai viajar a Cuba pela primeira vez. Nesse texto trazemos dicas preciosas para facilitar a organização da sua viagem de forma independente para torná-la mais econômica.
Gostou das informações que trouxemos sobre Havana no artigo de hoje? Então compartilhe-o nas suas redes sociais para que mais pessoas possam conhecer esse destino incrível. Ajude-nos a divulgar tudo o que a América Latina tem de bom!