Conciliar viagem e trabalho é apenas uma das facilidades que a tecnologia disponível atualmente trouxe para o dia a dia das pessoas, já que as mudanças afetam todas as esferas da vida contemporânea.
Essa possibilidade sempre foi um desejo de muitas pessoas, que sempre viram as exigências de um trabalho formal como impeditivo para conhecer o mundo e desbravar novos horizontes.
E saiba que esse desejo vêm se tornando uma realidade cada vez maior, já que são muitas as pessoas que optaram por abandonar carreiras tradicionais para se dedicar a trabalhar online de qualquer parte do mundo.
VEJA MAIS – COWORKING: COMPARTILHANDO ESPAÇOS E REUNIDO PESSOAS
Planejamento, disciplina e metas
É possível, por exemplo, desempenhar uma série de tarefas e atividades a partir de um computador portátil e de uma boa conexão de internet, e essa modalidade de trabalho ganha cada vez mais espaço e notoriedade, além da tão desejada liberdade.
São os conhecidos como nômades digitais, pessoas que trabalham onde estiverem e que também podem determinar a dinâmica de suas atividades, a partir de prazos mais flexíveis e sem com isso, perder a qualidade naquilo que desenvolvem.
Trabalhar online exige planejamento e uma boa dose de disciplina, já que, por muitas vezes, vai ser difícil adiar uma visita a um local extraordinário por conta de algum prazo combinado com um cliente, mas a alternativa é totalmente viável.
Cada profissional irá estabelecer suas metas e como o trabalho irá se efetivar na prática, e com organização e método, aliado a uma boa dose de desprendimento, é mais fácil do que pode parecer inicialmente.
Nômade digital: trabalhar online é uma realidade
Um nômade digital é conhecido por trabalhar online, pela sua paixão pelas viagens e pelo desejo de ganhar o mundo, o que obviamente, exige recursos. Esses recursos podem ser obtidos através do trabalho online, ou seja, através da internet, e melhor, dentro da expertise de cada um.
Atualmente existem diversas plataformas, tanto nacionais quanto estrangeiras, que fazem a intermediação online entre potenciais clientes e profissionais de diversas áreas, como design, TI, programação, vendas e marketing, tradução e muitas outras.
Um desses nichos de mercado é o de redação de conteúdo, ou seja, profissionais que desenvolvem material para sites e blogs, a partir de encomendas e demandas específicas.
As plataformas intermedeiam a negociação e o redator escreve para seus clientes, e todas as etapas, desde a escolha do redator até o pagamento do trabalho são feitas através da própria plataforma, o que torna todo o procedimento seguro e confiável.
Nesse exemplo, o redator que trabalha online pode escolher temas ou áreas que tenha maior domínio, ou ainda, executar trabalhos a partir de pesquisas, e assim, satisfazer as necessidades dos clientes.
Um notebook e conexão à internet
E o melhor, é que para isso, ele vai precisar apenas de um notebook e de uma boa conexão com a internet. Isso porque todas as etapas serão desenvolvidas à distância e a matéria prima dos textos redigidos serão suas pesquisas e sua criatividade.
O mercado de redação de conteúdo é muito vasto e se aplica a praticamente todas as áreas do conhecimento. Da área de tecnologia da informação a área de agroecologia, da tradução de conteúdos a textos sobre turismo.
Esse mercado se expande porque todas as empresas, independentemente do seu ramo de atividade, precisar “existir” no mundo virtual. Oferecer boas descrições de seus serviços e produtos, além de informar e atrair seus clientes com conteúdos relevantes.
Manter um colaborador fixo para realizar essas tarefas é muito custoso e burocrático, portanto, grande parte dessas empresas opta pela contratação de redatores freelances, o que sai bem mais em conta e não gera nenhum tipo de vínculo empregatício.
LEIA TAMBÉM – VOCÊ SABE O QUE É SER UM NÔMADE DIGITAL?
Leve seu trabalho para onde quiser ir
Portanto, é possível sim trabalhar online e ainda ganhar muito dinheiro. Ao tornar-se um nômade digital, você poderá desempenhar não só essa atividade, mas muitas outras. Basta que a sua expertise possa ser desenvolvida online a partir de um notebook com conexão a internet.
E mesmo trabalhos que envolvam outros profissionais podem ser executados dessa forma, já que a tecnologia disponível permite a criação de verdadeiras empresas digitais, onde cada um realiza suas tarefas de casa sem a necessidade de um endereço físico.
Home office é tendência
Especialistas apontam o home office não mais como uma tendência, mas como uma realidade, já que racionaliza a produção, diminui custos e possibilita que haja um melhor aproveitamento do tempo, tanto para as tarefas como para as atividades de lazer.
Além disso, nessa modalidade, é possível acompanhar a família no seu dia a dia e estabelecer uma nova forma de trabalho, extremamente mais vantajosa, sob vários aspectos.
Seja nômade digital e trabalhe online de onde estiver
Se você deseja passar boa parte do ano viajando, leve seu trabalho consigo e faça as duas coisas simultaneamente. Trabalhe em qualquer lugar e no tempo que você determinar. É possível, viável e muito mais fácil do que você imagina. Basta fazer um bom planejamento e ganhar o mundo!