A tecnologia atual mudou drasticamente a vida das pessoas, e essa mudança afeta todos os setores, desde os relacionamentos até as formas e maneiras de trabalhar, produzir e conseguir renda.
Como fazemos parte desse cenário, muitas vezes não percebemos o quão grandes foram essas transformações, mas se voltarmos no tempo duas ou três décadas, encontraremos um mundo completamente diferente do atual, e perceberemos que era impensável a figura do nômade digital.
VEJA MAIS – COMO VIAJAR E GANHAR DINHEIRO AO MESMO TEMPO
A internet extinguiu fronteiras
A revolução trazida pela internet não só encurtou distancias como praticamente extinguiu fronteiras. Programas e aplicativos de fácil acesso permitem “viajar” para qualquer canto do mundo, e “ver” através da tela, detalhes que antes ficavam apenas na imaginação.
E essa transformação atingiu em cheio as relações de trabalho, que passam por um momento de total mudança de conceitos e de paradigmas. Diversas profissões são ensinadas à distância, sem que o aluno precise estar fisicamente em uma sala de aula.
O mesmo acontece com cursos de idiomas e mais uma infinidade de aptidões que são desenvolvidas a partir de casa, com o conforto e a comodidade que isso traz.
E também, é cada vez mais comum encontrar nômades digitais, pessoas que literalmente “levam seu trabalho” consigo, em uma mala pequena ou uma pasta, não importando o lugar do mundo onde se encontram.
O mundo como escritório
Um dos principais empecilhos para grandes viagens sempre foi a necessidade de estar localizado em uma área fixa, principalmente por conta do trabalho. Assim sendo, as viagens ficavam restritas às férias, já que todo o restante do ano exigia um compromisso diário no local de trabalho.
Essa realidade começa a mudar, já que cada vez mais é maior o número de nômades digitais, pessoas que conseguem desenvolver suas atividades independentemente de onde estejam.
LEIA TAMBÉM – DICAS PARA QUEM DESEJA TRABALHAR PELA INTERNET
Na Pré-história
Se voltarmos alguns milênios no tempo, iremos encontrar tribos e clãs de seres humanos que vagavam de região em região, os chamados grupos nômades ou seminômades.
Antes de aprender a cultivar a terra, o homem era um coletor e caçador, e por isso precisava mudar de localização com frequência quando os recursos de um determinado lugar começavam a diminuir.
A escassez fazia com que uma grande quantidade de pessoas buscasse um novo local para viver, e essa dinâmica só mudou quando o homem passou a dominar as técnicas de plantio.
No Século XXI
Voltando aos dias de hoje, o nômade digital do século XXI pode migrar de um lugar para outro por diversos motivos e tem a liberdade de expandir seus horizontes e conhecimentos, já que trabalha em qualquer lugar que tenha uma conexão com a internet.
Uma mochila resistente, um bom notebook e um espaço de coworking – que existe em qualquer grande cidade – completam o kit de trabalho, e o restante depende apenas da competência e da criatividade do nômade digital.
São diversas as profissões que permitem que se opte por esse estilo de vida, e dentre elas encontramos jornalistas, escritores, designers, consultores de diversas áreas, tradutores, especialistas em marketing digital, programadores e uma gama imensa de profissionais de TI, entre muitos outros.
Se a atividade pode ser feita em um notebook, o trabalhador moderno tem essa opção, e o nômade digital pode se deslocar livremente pelo planeta sem precisar necessariamente ter uma residência ou ponto fixo estabelecido para desenvolver seus trabalhos.
Se você quer iniciar sua carreira como nômade digital, e está procurando alguma plataforma para ofertar seus serviços, seja como redator, programador ou outra atividade, recomendamos conhecer a Workana.
VEJA MAIS – TRABALHE ONLINE DE ONDE ESTIVER
O nômade digital concilia trabalho e viagem
O que começou como uma aventura de alguns poucos, hoje vem se transformando em uma realidade cada vez mais palpável, já que o termo “mundo globalizado” nunca fez tanto sentido e foi tão literal quanto agora.
E assim, aquele que opta por viver como nômade digital pode conciliar o trabalho com sucessivas viagens, aproveitando o tempo para conhecer vários lugares pelo mundo e ainda assim desempenhar suas atividades laborais.
Para que essa nova tendência seja adotada, é preciso um certo planejamento, já que não é tão simples quanto pegar o primeiro avião para qualquer lugar do mundo, lá abrir o notebook e começar a trabalhar.
Também é necessária uma boa dose de disciplina, já que toda essa independência de tempo e espaço vem acompanhada de uma grande dose de responsabilidade, e mesmo no ambiente virtual de trabalho, existem prazos e metas a serem cumpridos.
Esqueça a vida no escritório
Portanto, se a vida no escritório está aborrecida demais e você sente falta de tempo para viajar e conhecer o mundo, leia um pouco mais sobre o nomadismo digital. Pesquise sobre o assunto, descubra casos de sucesso, como o dos criadores do site Nômades Digitais.
Agora é com você, tome uma boa dose de coragem e organize-se adequadamente para fazer parte dessa nova tendência, onde literalmente, o mundo é o escritório, e melhor, esse escritório pode ser o seu. Até o próximo artigo.